Cuidar da saúde nos faz feliz!!!

Cuidar da saúde nos faz feliz!!!

segunda-feira, 31 de março de 2014

6 Benefícios proporcionados pelo Chocolate

Olá Naturebas,

Quem gosta de chocolate sabe que, moderação é uma coisa difícil de ter quando se trata de chocolate.
Mas tenho boas notícias, o chocolate tem sim Benefícios !!! E é isso que vamos mostrar.

1 – Diminui o estresse: Você pode não reparar, mas seu chocolate favorito serve de calmante.  Chocólatras apresentam níveis menores de hormônios do estresse circulando no sangue.

2 – Serve como anti-inflamatório: Dois quadradinhos de chocolate meio amargo por dia diminuem inflamações crônicas, consideradas as principais responsáveis por doenças como diabetes, Alzheimer e infarto. Esse tipo de chocolate é rico em flavonoides, que destroem radicais livres que causam a inflamação.

3 – Melhora o humor na hora: Dois quadradinhos de chocolate meio amargo conseguem deixar qualquer um mais feliz. Libera serotonina no organismo, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

4 – Aumenta nosso tempo de vida: Duas barras de chocolate por semana garantem um ano extra de vida! O cacau tem quase duas vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde, retardando o envelhecimento de todo o nosso corpo.

5 – Previne derrames: Quem come quatro pedacinhos de chocolate pelo menos uma vez por semana tem 22% menos chance de ser vítima de um acidente vascular cerebral. Os grãos de cacau são carregados de substâncias que ajudam a manter nosso sangue fino e as artérias limpinhas, melhorando a irrigação sanguínea no cérebro.

6 – Turbina os músculos: Cientistas norte-americanos garantem que comer uma barrinha pequena de chocolate diariamente aumenta o fluxo sanguíneo no organismo em pouco menos de duas semanas. O aumento do fluxo sanguíneo melhora a oxigenação dos músculos, preparando-os para a ação. Você se sentirá mais disposto e com mais resistência até para fazer uma simples caminhada.


Qual é a forma mais saudável de consumir chocolate?
O chocolate meio amargo ou amargo são os mais saudáveis, eles possuem alta concentração de cacau (acima de 70%). O cacau possui flavonóides, epicatequinas e ácido galático que tem ação antioxidante e ajuda manter o coração e as células saudáveis. A regra é quanto mais escuro o chocolate, mais flavonóides ele tem, portanto mais saudável.

Evite os chocolates brancos, pois são feitos de manteiga de cacau, não possuem os flavonóides e possuem mais gordura. Evite também os trufados, com mousse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes irão aumentar o teor de gorduras e calorias.

O chocolate deve ser consumido de forma moderada, pode ser indicado também antes da pratica de atividade física, pois fornece energia. A recomendação de consumo é de em média uma barra de chocolate de 30 gramas (160 calorias) por dia, porém isso não é uma regra e depende das condições nutricionais individuais.

Até o próximo post.... 

Um comentário:

  1. Essa é uma ótima notícia, eu não valorizava tanto o chocolate!
    Vamos divulgar isso.

    ResponderExcluir