Cuidar da saúde nos faz feliz!!!

Cuidar da saúde nos faz feliz!!!

segunda-feira, 31 de março de 2014

Retenção de Líquidos

Olá Naturebas, 

Hoje vou falar de um assunto que, particularmente me afeta, que é a retenção de liquidos no organismo.

Em geral, homens e mulheres são afetados, mas na maioria as mulheres, principalmente no periodo menstrual, tendem a reter mais liquido. Mas o que eu quero mostrar aqui, é que a retenção hídrica pode levar a um aumento de peso, já que se elimina um volume inferior de líquido relativamente ao total ingerido ao longo do dia. A quantidade de urina produzida diariamente varia de 800 a 1500 ml dependendo da quantidade de líquidos ingerida.

Como evitar a retenção de liquidos através da alimentação?

Da mesma forma que podem ajudar a eliminar os líquidos em excesso no organismo, os alimentos também podem contribuir para a sua retenção.

Prós essenciais: muita água - cerca de um litro e meio por dia, tendo presente que o sal a retém no organismo. 
Ou seja, se você bebe muita água e consume muito sal, vai reter tudo. 

O SAL RETÉM LÍQUIDOS NO CORPO.


Ingira outros líquidos como chás e batidos de frutas, para estimular a diurese.
Alho, cebola, rúcula, couve, tomate, alho francês e abóbora facilitam a circulação e/ou diminuem a retenção hídrica, logo também são aconselhados. Assim como a salsa, rica em vitaminas e minerais, que ajuda a digerir os alimentos mais pesados e actua como diurético.
Também poderíamos encaixar a cerveja, por ser diurética, não fosse o seu teor calórico. Ao contrário das frutas, como abacaxi, melancia, papaia e limão. Sem esquecer a banana, cujo teor de potássio contraria a retenção de fluidos.

Elimine o sódio da dieta. E atenção: não é só o sal na preparação da comida. Procure formas camufladas nos rótulos dos alimentos processados (o glutamato de monosódio, por exemplo). Os tecidos gordos produzem estrogénio, o que aumenta a retenção de fluidos. Se tiver peso a mais, faça uma dieta equilibrada e elimine os quilos em excesso.

Costuma acordar com nariz entupido, sofrer de dores de cabeça frequentes ou notar inchaço abdominal? É provável que exista uma desregulação metabólica causada por algum alimento da sua dieta que esteja a afectar o normal equilíbrio de líquidos no organismo. Faça o teste e descubra possíveis alergias alimentares. Evite bebidas que desidratam, ou pelo menos abusar delas. Refiro-me ao chá, café e principalmente álcool.

Em relação aos fármacos: a pílula é um dos mais conhecidos, mas os corticoesteróides, comprimidos para a tensão arterial elevada e anti-inflamatórios não-esteróides são igualmente prejudiciais.


Tem Tratamento?

Hoje tem muitas formas de tratar e principalmente prevenir a retenção de líquidos. Muitas terapias auxiliam no tratamento. 
A principal forma de tratamento é a alimentação, dietas formuladas por profissionais são o ponto chave. 

No site www.institutocalderaro.com.br , no botão Ozonioterapia, vocês vão ver fotos de desinchaço com apenas uma sessão. Fantástico. Como eu já publiquei em um post anterior, a Ozonioterapia tem muitos beneficios, e um deles é esse, ela faz uma drenagem no corpo.

Existem por ai muitos tipos de dietas que prometem secar e desinchar, mas muito cuidado ! Estudos comprovam que 95% das dietas feitas sem recomendação de um profissional da saúde, podem causar sérios danos a saúde. Por isso procure um profissional que saiba que tipo de alimento é benéfico para você, de acordo com a sua genética e o seu organismo.


www.institutocalderaro.com.br/INSTITUTO%20CALDERARO.htm 


Abraço pessoal,  se as informações foram de ajuda, comenta ai... sua opinião é muito inportante!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário