Cuidar da saúde nos faz feliz!!!

Cuidar da saúde nos faz feliz!!!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Benefícios de incluir as sementes Oleaginosas na dieta !

Olá Naturebas, como foi o FDS de vocês? O meu foi bem atarefado, por isso não publiquei nenhum post. Mas Coragem hoje é Segunda- Feira. E pra iniciar a semana, vou falar um pouco das sementes oleaginosas, que entre outras, são as Nozes, Castanhas e Amêndoas.


Na minha dieta, eu incluo as amêndoas, avelã e nozes no lanche da tarde e Ceia. As oleaginosas são alimentos que dão saciedade, e as fibras são metabolizadas lentamente pelo organismo. Ou seja apesar do valor calórico, as castanhas além de um valor nutritivo excelente ajuda na saciedade.

BENEFÍCIOS - As sementes oleaginosas são fontes de vitamina E, que pode proteger contra doenças do coração. São ricas ainda em vitamina C, complexo B e minerais, além de excelentes fontes de gorduras mono e poli-insaturada, auxiliando no aumento do colesterol bom (HDL), impedindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Atua também na diminuição dos radicais livres pelo alto potencial antioxidante.

OLEAGINOSAS:

Avelã
Possui quantidade significativa de potássio, fósforo, ferro, magnésio e vitamina A, E, B1, B2 e C. Por apresentar alta quantidade de vitamina B1 e possuir fósforo, é excelente para a memória. Mesmo sendo um fruto nutritivo, é rico em gordura e calorias. Apresenta 60% de lipídios e seu consumo fornece cerca de 680 kcal por 100g. No entanto, os lipídios monoinsaturado presente em sua semente têm o poder de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, arteriosclerose e diminuição do colesterol ruim (LDL).

Castanha-do-Brasil (castanha-do-Pará)
A castanha-do-Brasil é uma oleaginosa tipicamente nacional e é uma das principais fontes de selênio, sendo que em uma unidade, a necessidade diária do mineral já é suprida. As últimas pesquisas só trazem boas notícias dessa castanha típica da região do Pará. O selênio contido nela tem grande poder antioxidante e por isso traz benefícios à saúde de hipertensos, idosos, portadores de colesterol alto e Alzheimer. Além disso, ela é rica em cálcio e magnésio, combinação perfeita para uma saúde óssea em dia. Ainda possui zinco, vitamina A, complexo B (B1, B2, B5) e fibras.

Castanha-de-caju
A castanha-de-caju tem ótimas quantidades de vitaminas do complexo B e de um aminoácido arginina que auxilia na circulação sanguínea. Ainda ajuda na formação de serotonina, neurotransmissor relaxante e calmante. Também é fonte de zinco, cálcio e magnésio. O melhor é consumi-la sem sal.

Pistache
Fonte de magnésio, fósforo, selênio, cobre e vitaminas A, B1 e B6, está envolvido na produção de hormônios e no funcionamento cerebral. O pistache é rico em fibra e em gordura monoinsaturada.

Amêndoas
As amêndoas contêm gorduras monoinsaturadas, vitamina E, ácido fólico e arginina, que é um aminoácido que atua no relaxamento dos vasos e o equilíbrio da pressão arterial.

Mas lembrem-se que tudo em excesso faz mal. Então é sempre bom dosar a quantidade de consumo. 

VALOR CALÓRICO:
Semente1 unidadeCalorias por unidade
Castanha de caju2 gramas11,48 kcal
Castanha do pará7 gramas46,48 kcal
Castanha portuguesa9 gramas17,46 kcal
Nozes6 gramas39,06 kcal
Amêndoas2 gramas11,93 kcal
Mecadâmia2,3 gramas16,12 kcal
Pistache1 gramas5,77 kcal
Damasco fresco33 gramas19 kcal
Damasco seco25 gramas60 kcal
Uva passa1 colher de sopa

Saúde pra todos e até mais.
45 kcal


Nenhum comentário:

Postar um comentário